top of page

Identificação

Paraibuna + Leite

O Projeto é destinado aos produtores rurais do município de Paraibuna-SP, especialmente aos que fazem parte da cooperativa de produtores de leite do alto Paraíba (COOPLAP).

O projeto é constituído por 05 (cinco) subprojetos que são realizados simultaneamente, dentre eles pode-se citar o sistema de pastejo rotacionado, produção e ensilagem de milho, coleta de leite, qualidade do leite e vacinação contra brucelose.

Projeto n.º 001/09      

 

Programa/Área: Pecuária Leiteira

Principal Produto/Tema: Desenvolvimento da Pecuária Leiteira

Projeto: Paraibuna + Leite

C.A: Paraibuna                  

Município: Paraibuna

Local: Todo Município

Executores: Engenheira Agrônoma: Bárbara Alves de Faria

                     Médica Veterinária: Marina Gaudino Marini

                     Técnico Inseminador: José de Souza Rodrigues

Justificativa

Justificativa

Uma análise da produção leiteira revela três principais aspectos negativos da atividade: baixa produtividade, baixa qualidade e defasagem da produção entre período de verão e inverno.

Pensando em solucionar este problema e fixar o produtor rural e sua família na zona rural, a Casa da Agricultura de Paraibuna, a partir de 2009, resolveu implantar o sistema de transferência de tecnologia de pastejo rotacionado, modelo Embrapa, para os produtores do município. Investiu-se primeiramente em treinamentos para os técnicos que passaram a atender dentro do projeto.

As propriedades atendidas pelo projeto recebem acompanhamento: do solo, da forragem, e do rebanho, inseminação artificial e também planilhas de fácil entendimento para anotações do produtor, de forma, a saber, o real custo, e o lucro do leite por litro.

Pretendemos nos próximos anos ampliar ainda mais o projeto, acompanhando o processo de produção do leite de cada produtor e avaliando a qualidade dos leites produzidos com coleta mensal para análise em laboratório da rede nacional de laboratórios brasileiros (Clínica do Leite – ESALQ – Piracicaba).

Objetivo Geral

Objetivo Geral

Objetivo Geral

Ajudar o produtor a se tornar um empresário rural e a propriedade lucrativa, de forma que sua família possa viver dignamente, de forma que os filhos não precisem migrar para a cidade em busca de emprego.

Âncora 6

Sub-Projetos

Clique no ítens abaixo para acessar as informações dos Sub-Projetos

Pastejo Rotacionado

Este projeto visa atender produtores de leite, com visitas semanais e/ou quinzenais com o objetivo de desenvolvimento da atividade, aumento de renda, da autoestima do produtor e de sua família e preservação da atividade leiteira, principalmente em pequenas propriedades rurais de agricultura familiar.

O produtor deverá fazer anotações econômicas e zootécnicas como forma do técnico diagnosticar a “real situação” da propriedade, em contra partida o técnico dará todo suporte de melhoramento de pastagens, elaboração de dieta para os animais, rotina de ordenha, seleção de animais, boletins mensais econômico com custo do leite e lucro com a atividade, sanidade dos animais, culturas de inverno (aveia e azevém), plantio de milho para confecção de silagem, novidades do setor e outras informações indispensáveis para o sucesso da atividade.

Âncora 1

Objetivo Específico

1. Diminuição dos intervalos entre partos;

2. Melhorar a fertilidade do solo e consequentemente a qualidade da pastagem, de forma a minimizar o uso de ração comercial;

3. Balanceamento de dieta de acordo com a produtividade dos animais;

4. Melhoria da sanidade dos animais;

5. Introdução de animais mais raçados e produtivos (inseminação artificial);

6. Minimização das despesas através do controle mensal por planilhas e do uso correto de insumos;

7. Observação dos detalhes pela presença quinzenal do técnico;

8. Acompanhamento da produção e controle da qualidade do leite;

9. Melhoria da qualidade da alimentação do rebanho: subsídios e orientações para plantio de milho e confecção de silos

10. Conservação do solo através da implantação do pastejo rotacionado em áreas degradadas, melhorando a infiltração e controle a erosão;

11. Pastejo Rotacionado permite o uso de pequenas áreas, liberando áreas para outros usos.

 

NÚMERO DE PRODUTORES INSCRITOS NO PROJETO: até 10 PRODUTORES

  1. Ozias Soares de Faria – B. Itapeva

  2. Luciano de Freitas Pinho – B. Campo Redondo

  3. Thiago Pereira Garcia – B. Terra Seca

  4. Gustavo Mota – B. Bragança

  5. José de Souza Rodrigues – B. Rio Claro

Entidades Parceiras

Cronograma de Atividades

Necessidade para Desenvolvimento do Projeto

Equipamentos Adquiridos

Cronograma de Recursos

Cronograma de Metas Previstas

Cronograma de Metas Previstas

- Produtores entregarem as apostilas de dados econômicos mensalmente;

- Produtores preencherem fichas de dados zootécnicos;

- Plantio de forrageiras em virtude da seca de 2014;

- Treinamento dos produtores para realizarem inseminação artificial;

- Clima;

Pastejo Rotacionado

Produção de Ensilagem de Milho

Âncora 2

Este subprojeto visa atender exclusivamente aos produtores de leite do município, que desejam fazer o plantio e ensilagem do milho como uma forma de diminuir seus custos de produção com a redução no uso de concentrado, principalmente no período da seca, onde geralmente a qualidade do pasto fica comprometida. Para fazer parte deste subprojeto os produtores precisam participar de uma palestra na Casa da Agricultura onde são dadas todas as orientações técnicas para a elaboração do plantio de milho e confecção do silo bem como para obtenção de maior produtividade. São requesitos necessários: assinatura de um termo de compromisso, análise de solo, correção e adubação de acordo com recomendação, limpeza do mato, local adequado e protegido onde será feito o silo, entre outras recomendações necessárias.        

Objetivo Específico

  1. Diminuição do custo de produção;

  2. Armazenamento do volumoso;

  3. Alimento de qualidade para período de seca;

  4. Aumento na produção de leite.

NÚMERO DE PRODUTORES INSCRITOS NO PROJETO: Varia de acordo com a demanda.

 

VENDAS DE SEMENTES DA CATI NA ULTIMA SAFRA (2013/2014): 3.270Kg de milho. Estimativa de área plantada: 163,5ha.

Entidades Parceiras

Cronograma de Atividades

Necessidade para Desenvolvimento do Projeto

Equipamentos Adquiridos

Cronograma de Recursos

Cronograma de Metas Previstas

Produção de Ensilagem de Milho

Este projeto visa atender a todos os cooperados da Cooperativa de Produtores de Leite – COOPLAP no município de Paraibuna, que são por volta de 50 produtores. Essa coleta é feita uma vez por mês por técnicos credenciados pela Clinica do Leite – Esalq/USP e seus resultados são utilizados pelos técnicos no Projeto de Qualidade do Leite, pela Cooplap para diagnóstico de qualidade e possíveis multas por alterações e pela empresa que compra o leite, a LBR para pagamento individual por qualidade.

A qualidade do leite é muito importante para as indústrias e produtores, tendo em vista sua grande influência nos hábitos de consumo e na produção de derivados.

Ao levar a sua matéria-prima a um centro processador ou industrial, o produtor tem o seu leite submetido a testes de avaliação, para verificar a sua qualidade. São efetuadas análises, conforme as normas vigentes, visando garantir produtos com o menor risco possível para a população.

Qualidade do Leite

Âncora 3

A busca pelo aprimoramento da qualidade do leite, ou ao menos a sua manutenção, deve ser um objetivo constante do produtor, uma vez que gera um incremento em sua produção, bem como a valorização de seu produto no mercado.

De acordo com a Instrução Normativa Nº 62, de 29 de dezembro de 2011, foram estabelecidos novos parâmetros e critérios para a produção, identidade e qualidade, com vigência a partir de janeiro de 2012. Sendo que os valores máximos aceitáveis devem ser alcançados até julho de 2016.

Cronograma de Metas Previstas

Auxiliar o produtor para obtenção de leite com melhor qualidade, por meio de um projeto de assistência técnica, correspondendo à legislação vigente e buscando produtos com maior qualidade e maior rendimento financeiro para o produtor.

Objetivo Específico

  1. Controle da qualidade do leite.

  2. Aumento do preço pago pelo laticínio.

  3. Abertura de mercados novos para leites de alta qualidade.

  4. Histórico de alterações no leite por produtor.

  5. Maior conhecimento ao produtor da qualidade da sua empresa rural

  6. Auxiliar os produtores de leite na obtenção de um produto com maior qualidade, focando em higiene durante a ordenha e saúde animal.

  7. Aumentar o valor dos produtos no mercado, apresentando novas maneiras de produzir alimento seguro, e conferindo ao produtor maiores lucros.

  8. Promoção de saúde por meio de alimentos mais seguros e com menores riscos  de transmissão de doenças.

 

NÚMERO DE PRODUTORES INSCRITOS NO PROJETO: 52 PRODUTORES cooperados com a COOPLAP.

Cronograma de Atividades

Entidades Parceiras

Necessidade para Desenvolvimento do Projeto

Cronograma de Recursos

Necessidade para Desenvolvimento do Projeto

Cronograma de Metas Previstas para 2014

Vacinação de Brucelose

A brucelose é uma doença infecto-contagiosa provocada por bactérias do gênero Brucella. Produz infecção característica nos animais, podendo infectar o homem. Sendo uma zoonose de distribuição universal, acarreta problemas sanitários importantes e prejuízos econômicos vultosos, uma vez que a sua manifestação clínica é responsável por incapacidade parcial ou total para o trabalho.

Nos bovinos e bubalinos, a brucelose acomete, de modo especial, o trato reprodutivo, gerando perdas diretas devido, principalmente, a abortos, baixos índices reprodutivos, aumento do intervalo entre partos, diminuição da produção de leite, morte de bezerros e interrupção de linhagens genéticas.

Estimativas mostram ser a brucelose responsável pela diminuição de 25% na produção de leite e de carne e pela redução de 15% na produção de bezerros. Mostram ainda que, em cada cinco vacas infectadas, uma aborta ou torna-se permanentemente estéril.

 

Âncora 4

Objetivo Geral

Baixar a prevalência e a incidência da doença Brucelose, por meio de um projeto de assistência técnica e vacinação do rebanho bovino de pequenos pecuaristas do município de Paraibuna, incentivando a agricultura familiar e diminuindo perdas econômicas.

Objetivo Específico

1. Implantar um programa de vacinação contra brucelose para todos os produtores participantes do projeto Paraibuna + Leite e para os produtores de subsistência de Paraibuna.

Entende-se por produtores de subsistências aqueles que possuem até 08 (oito) bezerras, filhas de vacas leiteiras e que utilizam o leite dos animais apenas para consumo próprio, sem destiná-lo a mercados consumidores ou indústrias (laticínios, cooperativas ou queijeiras). E que são beneficiários da Política Nacional de Agricultura Familiar, segundo a Lei Nº 11.326 de 24 de julho de 2006.

2. Desenvolvimento social e econômico dos produtores de Paraibuna.

3. Promoção da saúde através de alimentos mais seguros e menores riscos de transmissões de zoonoses.

 

NÚMERO DE PRODUTORES INSCRITOS NO PROJETO: 50 produtores cooperados com a COOPLAP e os produtores de subsistência da cidade de Paraibuna.

Cronograma de Atividades

Necessidade para Desenvolvimento do Projeto

Cronograma de Recursos Adquiridos

Diagnóstico de Brucelose e Tuberculose

A Brucelose e a Tuberculose são doenças que exigem um planejamento sanitário para garantir um rebanho saudável e produtivo.

São duas zoonoses causadas por bactérias, sendo a primeira pela Brucella Abortus e a segunda pelo Mycobacterium bovis.

São doenças que causam um impacto econômico e um grave problema para a saúde pública e, portanto, devem ser acompanhadas não só da vacinação mas como também, dos métodos de diagnóstico.

Âncora 5

Objetivo Geral

Tendo em vista que estas são doenças de caráter zoonótico, sendo transmitidas do animal para o homem quando há o consumo de produtos oriundos de animais infectados ou quando há o contato com estes animais, conclui-se que as medidas para a erradicação da Brucelose e da Tuberculose das propriedades visam não somente a saúde dos animais, como a saúde do produtor, de seus familiares, tratadores, trabalhadores da propriedade e consumidores dos produtos.

Objetivo Específico

1. Implantar um programa de diagnóstico da brucelose e tuberculose para todos os produtores participantes do projeto Paraibuna + Leite e para os produtores de subsistência de Paraibuna.

2. Promoção da saúde pública e dos animais, através de alimentos mais seguros.

3. Controle da qualidade do leite, visando aumento da produtividade.

4. Criar um número significativo de propriedades negativas e que oferecem ao consumidor produtos de baixo risco sanitário.

5. Baixar a prevalência e a incidência de novos casos de brucelose e de tuberculose.

 

NÚMERO DE PRODUTORES INSCRITOS NO PROJETO: 50 produtores cooperados com a COOPLAP e os produtores de subsistência da cidade de Paraibuna.

Cronograma de Atividades

Necessidade para Desenvolvimento do Projeto

Anexo 1

Anexo 2

Relatório de Atividades Executadas

Subprojeto de coleta de leite

 

Gráfico 2. Número de produtores atendidos com a Coleta de leite nos anos de 2012, 2013 e 2014.

Subprojeto de coleta de leite

 

Gráfico 3. Qualidade do leite de produtores da COOPLAP em porcentagem em Setembro de 2014 (CBT)

Gráfico 4. Qualidade do leite de produtores da COOPLAP em porcentagem em janeiro de 2013.

Subprojeto de vacinação contra brucelose

 

Gráfico 5. Quantidade de animais atendidos com idade entre 3 e 8 meses no ano de 2012.

Gráfico 6. Quantidade de animais atendidos com idade entre 3 e 8 meses no ano de 2013.

bottom of page